O projeto educacional Abrigo na Arte nasceu com o objetivo de levar educação de valores humanos por meio da música e da arte a crianças da creche-escola Abrigo Jesus, em Belo Horizonte. A iniciativa teve início em 2010 com o músico e educador Luiz Enrique, que, ao iniciar um trabalho voluntário na instituição, percebeu o forte impacto da música e da arte na motivação das crianças e na assimilação de valores humanos. Na ocasião, ele compôs para as aulas, a música Colaboração, em parceria com Edson Cruz. A receptividade dos alunos foi tão boa que chamou a atenção da coordenadora pedagógica Roseni dos Santos, que o convidou a desenvolver o projeto na escola e estende-lo às outras turmas.
Para integrar a equipe e auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos, Luiz Enrique convidou o pedagogo e compositor Gustavo Candian. Dessa experiência, foi concebido o primeiro CD do projeto, intitulado “Coração palpita – a música no Abrigo Jesus”, uma coletânea de vários autores com canções criadas ou adaptadas para as aulas. Produzido pelo próprio Luiz, o disco contou com a participação dos alunos. Luiz teve contato com o programa “VIVE – Vivendo Valores na Educação”. Esse é um movimento internacional apoiado pela Unesco para o ensino de valores e que inclui recursos artísticos e vivências. As diretrizes do programa foram incorporadas pelo projeto com o apoio da direção da escola em razão da sintonia de ideais.
O projeto foi crescendo e passou a utilizar recursos das Leis de incentivo à cultura. Além da música, o projeto incluiu o ensino de teatro a cargo do próprio Guto Candian, contando ainda com a colaboração de Dinei Amaral e da professora Márcia Santos nas aulas de canto-coral. Em 2013, a artista plástica Lúcia Júlia, que hoje integra o Grupo Abrigo na Arte como cantora e compositora, juntou-se à equipe como professora de artes visuais e vivências artísticas.
Em 2016, Guto Candian, se desvinculou do projeto para criar o grupo Coração Palpita, título da canção de sua autoria. A partir do ano seguinte, Luiz Enrique e Lúcia Júlia deram continuidade à proposta de canções pedagógicas de valores humanos e em abril de 2018, lançaram o CD Abrigo na Arte, nome que também batizou o grupo formado por eles.
A proposta manteve-se a mesma do início do projeto: registrar as músicas cantadas com as crianças nas aulas e com a participação vocal delas. Em 2020, iniciaram um novo ciclo de trabalhos, incluindo a professora Júnia Jung. Durante a pandemia de Covid-19, o projeto passou a ser desenvolvido à distância, por meio de aulas online, incluindo um canal de vídeos nas redes sociais e um site, culminando na gravação do novo álbum, intitulado “Semeando Valores”, lançado em 2021.